Instituto Pensar - Governo socialista lança plano pela 1ª infância no ES

Governo socialista lança plano pela 1ª infância no ES

Governador Renato Casagrande lança programa para 1ª infância no ES. Foto: Reprodução via PSB Nacional

Governo do Espírito Santo, sob gestão de Renato Casagrande (PSB), lançou o Plano Estadual pela Primeira Infância (Pepi). Com o documento, o Estado se torna um dos primeiros do país a ter na primeira infância o ponto de partida para a construção de uma política pública.

O plano é organizado em projetos estruturantes, com a finalidade de promover, em diversas frentes, o desenvolvimento integral e integrado das crianças, da gestação aos seis anos completos. São eles: Brinquedopraça, Boa Práticas na Primeira Infância (Bpic), Ampliação do Criança Feliz, Brincar na primeira infância (Brinpi), Caravana da Primeira Infância, Formação de gestores e profissionais da assistência, saúde e educação (Foco), Primeira Infância com Arte (Piarte).

A temática tem ganhado centralidade e forte relevância ao redor do mundo, despertando interesse e embasando ações concretas de países, de organizações públicas e privadas, da sociedade civil organizada e de instituições como a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Banco Mundial.

Isso se dá devido ao fortalecimento de uma das perspectivas mais modernas e atuais no âmbito social: a de que as primeiras fases do desenvolvimento humano são cruciais para ampliar as oportunidades dos indivíduos e as possibilidades da coletividade de um futuro melhor.

Estudos científicos de diversas áreas, como neurociência, psicologia do desenvolvimento e sobre os impactos de políticas públicas voltadas para a criança, apontam que os investimentos do poder público, com foco na primeira infância, podem produzir grandes transformações sociais, uma delas é a quebra de ciclos de pobreza e vulnerabilidade.

Leia também: Governo do ES fará o maior investimento nas redes municipais de Educação

Olhar para as crianças é essencial

Na opinião do governador Casagrande, é crucial que o poder público desenvolva um olhar para a primeira infância, reafirmando o compromisso do Governo com a temática. "Nós temos um dever com todas as crianças, pois acredito que o bem-estar da população passa pelo cuidado e pela atenção com nossa infância?, disse.

A concretização do plano capixaba é fruto de um intenso trabalho de diálogo e união, que envolveu diferentes atores sociais, instituições e especialidades, além do envolvimento das instâncias Federal, Estadual e municipal.

Por PSB Nacional




0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: